domingo, 6 de abril de 2014

Editais "Viva Jovem"- apoio para saúde e prevenção do abuso de drogas e da violência

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Saúde e o Ministério da Cultura, lançou dois editais de chamamento público a fim de destinar recursos para ações de promoção da saúde e dos fatores de proteção contra o abuso de drogas e a violência contra adolescentes e jovens em situação de desvantagem social.

Os projetos devem potencializar ações do Programa “Crack, é possível vencer” e do Plano Juventude Viva, cujos municípios de implementação serão priorizados na distribuição dos recursos. O primeiro edital será destinado ao repasse de recursos aos municípios e o segundo estabelecerá repasse direto a instituições privadas (entidades da sociedade civil) sem fins lucrativos.

  • Os projetos selecionados serão financiados pela SENAD-MJ e devem compreender atividades que:
    ► Promovam o protagonismo dos adolescentes e jovens na produção e acesso a manifestações culturais e esportivas inseridas no contexto de seus territórios de vida;

    ► Criem espaços coletivos de convívio, articulação e solidariedade, promovendo cidadania e participação social;

    ► Debatam temas pertinentes ao universo dos jovens, particularmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, como: o abuso de álcool e outras drogas, a violência contra a juventude, especialmente a juventude negra, o racismo e outras formas de estigmatização, a cidadania e os direitos humanos, a formação de redes de apoio e solidariedade social;

    ► Mobilizem recursos pré-existentes, façam articulação intersetorial e promovam a sustentabilidade dos projetos incorporando-os como políticas públicas.

    Para mais informações sobre o edital de repasse de recursos aos municípios, clique aqui. Para acessar diretamente o edital, clique aqui.

    Para mais informações sobre o edital de  repasse direto a instituições privadas (entidades da sociedade civil) sem fins lucrativos, clique aqui. Para acessar diretamente o edital, clique aqui.

    Acesse aqui a retificação dos editais, publicada no dia 26 de março de 2014, que promove alterações no prazo de apresentação de propostas e na data de divulgação dos resultados. 
     
    Fonte: DACPD/SENAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário