Dicas para escrever um bom projeto social
Apesar
da elaboração de projetos sociais ser tema recorrente nos cursos voltados
para o terceiro setor, elaborar um bom projeto social continua sendo um desafio
para grande parte das organizações da sociedade civil.
Segue algumas dicas:
CLAREZA DE PROPÓSITO
Um projeto existe para provocar mudanças, trazer uma contribuição real
para uma determinada comunidade, público alvo ou causa social. Ter claramente
estabelecido os objetivos que se quer alcançar com o projeto é fundamental. Sem
isso, corre-se o risco de desperdiçar tempo e recursos valiosos.
Dica! Objetivos expressam mudanças/transformações e não as ações que
serão executadas ao longo do projeto.
PLANO DE AÇÃO REALISTA
O plano de ação contempla as ações que serão realizadas para se alcançar
os objetivos propostos, considerando o tempo de duração do projeto.
Dica! O plano de ação deve indicar o caminho que será percorrido para se
chegar aos objetivos do projeto. Mostra como as ações se relacionam e em que
ordem elas acontecem.
INDICADORES DE AVALIAÇÃO
A avaliação de resultados é realizada depois que o projeto se encerrou.
Serve para descobrir quais mudanças o projeto provocou e também o que é preciso
alterar para fazer melhor da próxima vez!
Dica! Cada objetivo do projeto possui um ou mais indicadores que
respondem a seguinte pergunta: quais as evidências concretas de que o objetivo
foi atingido?
CRIATIVIDADE
Buscar caminhos ainda não percorridos é importante não só para se
destacar dentre tantos projetos, mas para alcançar resultados mais efetivos.
Muitos financiadores estão abertos para novas possibilidades de provocar
mudanças e influenciar a sociedade.
Dica! Liberte-se de padrões já conhecidos, ouse!
CONTINUIDADE DO PROJETO
Apesar de sabermos que um projeto tem começo, meio e fim, seus
resultados, produtos e aprendizados gerados permanecem e influenciam a
organização e outros futuros projetos e programas. É interessante explicitar em
quais condições essa continuidade é possível ocorrer. Em outras palavras, a
continuidade nem sempre significa fazer o mesmo projeto igual de novo.
Dica! Amplie o olhar sobre o potencial de influência e continuidade do
seu projeto!
Fonte:Childhood Brasil
Aqui está um segredo que você vai não vai ouvir do seu chefe ou ler
na maioria dos livros sobre captação de recursos... muitos captadores
ficam nervosos quando pedindo doações pessoalmente. Mesmo aqueles
veteranos no seu escritório ou dando seminários sobre captação de
recursos ficam nervosos ao pedir uma grande doação.
É claro, esse sentimento de nervosismo diminui, e muitas vezes até
desaparece, com a prática. Depois de ter feito dezenas de pedidos por
ano, por muitos anos, vai se tornar algo natural pra você. Até que isso
aconteça, aqui estão quatro dicas para te ajudar a se sentir mais
confortável quando for pedir doações pessoalmente:
#1: Faça perguntas pessoais
Quando se sentar com um potencial doador, não sinta que deve soltar
imediatamente o seu pedido por doação, o seu “pitch”. Na verdade, o
melhor é não fazer assim. Em vez disso, comece com um papo mais
informal, e faça algumas perguntas pessoais como:
- Como vão seus filhos?
- Como você chegou a esta linha de trabalho?
- Como andam os negócios?
- Você participa da equipe de esportes local?
- O que é aquele cartaz interessante em sua parede?
- Quem planejou seu escritório?
Trate seu potencial doador como uma pessoa comum, tenha um conversa
normal com ele ou ela. Espera-se que você esteja sempre cultivando a
relação antes de fazer o pedido, então você precisará saber um pouco
sobre a pessoa antes de ir para a reunião e poderá preparar algumas
perguntas interessantes de antemão. Tenha uma conversa antes de
efetivamente fazer o pedido.
#2: Leve material
Uma grande maneira de se sentir um pouco mais confortável quando for
encontrar seu potencial doador, é levar material sobre o qual conversar.
Pode ser algo simples uma copia de um boletim informativo recente ou
relatório anual, ou talvez algumas imagens do trabalho que sua
organização faz.
Pense de forma criativa. Se você capta para uma escola, por que não
trazer alguns desenhos feitos pelos estudantes? Se você capta para uma
organização de ajuda internacional, mostre alguma arte criada pelos
moradores de alguma cidade na qual sua organização instalou água
corrente pela primeira vez.
Use o material que você levar para estimular a conversa sobre o
trabalho de sua organização, e suscitar perguntas e uma resposta emotiva
do seu potencial doador.
#3: Prepare três histórias antecipadamente
Antes de ir encontrar seu potencial doador, pense sobre todas as
histórias que você já ouviu falar sobre o trabalho da sua organização.
Quais são as mais interessantes e atraentes? Qual você mais gosta de
contar? Doadores gostam de ouvir histórias verdadeiras sobre trabalhos
desenvolvidos pela sua organização.
Prepare-se antecipadamente para contar três histórias. Apresente-as
para você, sua família, seus amigos e seus amigos de trabalho. Esteja
pronto para apresentá-las na reunião. Quando se sentar com seu potencial
doador, saberá se deverá contá-las ou não. Talvez você use uma das
histórias, talvez duas ou talvez todas as três. Não importa quantas vai
usar, você se sentirá melhor sabendo que tem três grandes histórias no
bolso.
#4: Tenha um plano
Se você tem um plano para a conversa, você se sentirá muito melhor ao
ir fazer o pedido. Sugiro que você escreva seu plano, pelo menos até se
sentir confortável fazendo pedidos. Escrever o plano funciona tanto
para fazer o pedido por telefone como pessoalmente.
Seu plano deve incluir perguntas pessoais que você deve fazer,
histórias que você pode contar, e um fluxo geral da conversa que culmine
no uso da minha fórmula de seis passos para fazer grandes pedidos de
doações. Coloque tudo isso em um fluxograma para que você saiba o que
fazer ao entrar na sala. Isso vai fazer você se sentir mais confortável.
Autor: Joe Garecht
Fonte original: http://www.thefundraisingauthority.com/individual-fundraising/comfortable-asking-nonprofit/
Fonte: ABCR
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