quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Manual para o terceiro setor

A publicação, que pode ser consultada gratuitamente no site da Seplag, foi elaborada pelo Instituto Qualidade Minas (IQM) em parceria com a equipe do Núcleo Central de Parcerias com Oscips (NCPO) da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
 
 
O manual tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento gerencial das organizações do terceiro setor, com foco na excelência da gestão. Para isso, trabalha de forma detalhada, incluindo gráficos e ilustrações, oito critérios para uma gestão de excelência.
 
Os critérios abordados são: Liderança, Estratégias e Planos, Gestão de Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados.
 
"O conteúdo do manual é uma adaptação para o terceiro setor dos critérios do compromisso com a excelência da Fundação Nacional de Qualidade. Ao disponibilizar esse material, o Governo de Minas contribui para o aperfeiçoamento gerencial destas organizações que, hoje, realizam diversos projetos e programas junto à população por meio de Termos de Parceria com o Executivo Estadual", explica a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri.
 
Responsável pelo Núcleo Central de Parcerias com Oscips, Otávio Martins Maia ressalta a importância do manual ao abordar todas as áreas de funcionamento e de ação de uma organização do terceiro setor. Ele cita, como exemplo, a necessidade do estudo dos ambientes interno e externo pelas organizações, quando da definição das estratégias a serem adotadas para a realização de um projeto. "O manual aborda praticamente todo o funcionamento de uma organização, tanto internamente quanto junto ao seu público de interesse, o que é bastante útil para o alcance do sucesso nas suas atividades", diz.
 
Fonte: Franca

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