A publicação, que pode ser consultada gratuitamente no site da Seplag,
foi elaborada pelo Instituto Qualidade Minas (IQM) em parceria com a
equipe do Núcleo Central de Parcerias com Oscips (NCPO) da Subsecretaria
de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), da Secretaria de Estado
de Planejamento e Gestão (Seplag).
O manual tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento gerencial
das organizações do terceiro setor, com foco na excelência da gestão.
Para isso, trabalha de forma detalhada, incluindo gráficos e
ilustrações, oito critérios para uma gestão de excelência.
Os critérios abordados são: Liderança, Estratégias e Planos, Gestão de
Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e
Resultados.
"O conteúdo do manual é uma adaptação para o terceiro setor dos
critérios do compromisso com a excelência da Fundação Nacional de
Qualidade. Ao disponibilizar esse material, o Governo de Minas contribui
para o aperfeiçoamento gerencial destas organizações que, hoje,
realizam diversos projetos e programas junto à população por meio de
Termos de Parceria com o Executivo Estadual", explica a subsecretária de
Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri.
Responsável pelo Núcleo Central de Parcerias com Oscips, Otávio Martins
Maia ressalta a importância do manual ao abordar todas as áreas de
funcionamento e de ação de uma organização do terceiro setor. Ele cita,
como exemplo, a necessidade do estudo dos ambientes interno e externo
pelas organizações, quando da definição das estratégias a serem adotadas
para a realização de um projeto. "O manual aborda praticamente todo o
funcionamento de uma organização, tanto internamente quanto junto ao seu
público de interesse, o que é bastante útil para o alcance do sucesso
nas suas atividades", diz.
Fonte: Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário