sábado, 14 de junho de 2014

Prêmio Direitos Humanos 2014

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) abriu inscrições de sugestões à 20ª Edição do Prêmio Direitos Humanos 2014. O Prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

A novidade deste ano é a categoria Selo Nacional de Acessibilidade, que compreende as melhores práticas em acessibilidade, contemplando iniciativas de "desenho universal". Trata-se da concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.

Poderão ser sugeridas pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações na área de Direitos Humanos. As inscrições ficarão abertas até o dia 21 de setembro. Os premiados serão conhecidos em dezembro, ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Qual é o período de entrega das sugestões?

Serão recebidas sugestões até o dia 21 de setembro de 2014.

Além da ficha de sugestão que seguirá anexa, ainda posso enviar outros documentos com informações adicionais?

Não é necessário. A SDH entrará em contato com o responsável pela sugestão se precisar de informações adicionais.

Para mais informações, ligue para a Coordenação-geral de Educação em Direitos Humanos da SDH: (55 61) 2025-7904/ 2025-7905


Fonte: SDH

sábado, 7 de junho de 2014

Edital PRÊMIO MARGARIDA ALVES DE ESTUDOS RURAIS E GÊNERO – 4ª edição


 


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Diretoria de Política para as Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMRQ) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) em parceria com o Incra,  Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e diversos outros parceiros tornam público o PRÊMIO MARGARIDA ALVES DE ESTUDOS RURAIS E GÊNERO – 4ª edição. A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo brutalmente assassinada.

Nesta edição, o prêmio tem por objetivo estimular o registro de pesquisas, de relatos de experiências e de memórias sobre Mulheres e Agroecologia no Brasil, com a finalidade de promover o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito do tema, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estimulando a participação de acadêmicos/as, trabalhadoras rurais e entidades representativas das/os agricultoras/es nesse processo. O Prêmio está organizado em três categorias distintas: Ensaio Inédito, Relato de Experiências e Memórias.

O período de incrição vai de 1º de abril de 2014 a 30 de agosto de 2014, com divulgação dos resultados em dezembro de 2014. Para acessar o Edital clique aqui. Para realizar sua inscrição, acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Fonte: Portal MDA