sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Captando recursos na comunidade: uma alternativa aos editais

Captação via editais é um ferramenta extremamente poderosa, capaz de mudar o cenário de organizações e suas comunidades. Os recursos captados através de propostas formais para grandes organizações, como União Europeia e USAID, podem financiar projetos durante um ou mais anos, trazendo um impacto duradouro em seus beneficiários. No entanto, permanece a triste realidade que as maiorias das propostas, o quão boas forem, não terão sucesso em obter o financiamento. Elaboração de propostas para editais leva tempo, energia e habilidade, mas existirá outra solução, mais rápida e local, que conseguirá levantar esses fundos para sua organização?

Captação de recursos na comunidade, arrecadando dinheiro a partir de sua rede local de amigos, família, clubes e empresas, gera bilhões de dólares todos os anos para organizações sem fins lucrativos nos países desenvolvidos. Agora, a ideia está começando a pegar também nos países em desenvolvimento, então reunimos dez rápidas ideias de captação que podem ajudar a arrecadar recursos de forma rápida e fácil.
  1. Faça um café da manha: seja um café, chá, ou a comida preferida da região, você pode arrecadar rapidamente algum dinheiro e se envolver com a comunidade organizando um encontro em um centro local do bairro. Tudo o que precisa fazer é convidar todos que você conhece e cobrar uma pequena taxa de entrada que será doada para sua organização.
  2. Faça uma leilão: busque empresas locais, indivíduos ricos e qualquer um com algo a oferecer e pergunte se eles podem doar para sua causa. Pode ser um objeto, o tempo deles, ou algo de valor. Convide todos que puder e faça um leilão com os itens coletados. Todo o dinheiro gerado será lucro e poderá ser usado como você quiser para apoiar o trabalho de sua organização.
  3. Consiga patrocinadores: desafios e eventos patrocinados são muito populares nos países desenvolvidos, levantando milhões de reais todos os anos. Exemplos de desafios patrocinados incluem de corridas silenciosas a jejuns e ficando em uma grande banheira de feijões por um dia inteiro! O mais difícil ou divertido que for o seu desafio, mais patrocínio você deve conseguir gerar. Encare o desafio e consiga que a comunidade o financie a alcançá-lo!
  4. Faça uma rifa: rifas são provavelmente um dos meios mais antigos de captação de recursos. Primeiro passo: encontre um prêmio, ou prêmios, que o maior número de pessoas vá querer ganhar. Você pode entrar em contato com empresas locais e nacionais para ver o que eles poderiam doar como prêmio. Segundo passo: venda o máximo de números para sua rifa que conseguir. Convide todos para o sorteio ao vivo, para que possa mostrar o grande trabalho que sua organização está fazendo antes finalmente de sortear o vencedor.
  5. Dê uma festa: você pode arrecadar fundos para sua organização enquanto oferece a todos uma grande diversão. Simplesmente encontre um local adequado, consiga a doação como doação, sirva uma boa comida e cobre uma pequena taxa de entrada. Dinheiro fácil!
  6. Evento gastronômico: todo mundo aprecia uma boa comida, que tem sabor ainda melhor quando o lucro dela é usado para uma boa causa. Você pode fazer essa ideia funcionar para sua organização contando com a ajuda dos seus voluntários, amigos e familiares para criar algo na cozinha que você possa vender. Você não deve gastar com isso e todo dinheiro arrecadado deve ser usado nos seus projetos. Realize o evento regularmente (todo semestre, ou todo ano) e terá um fluxo estável de renda para a sua organização.
  7. O tesouro dos outros: todo mundo tem objetos guardados que não sabe que fim dar. Livros já lidos, equipamentos que não são mais utilizados e todas aquelas coisas que muitos das vezes não temos mais onde guardar. Pergunte aos seus contatos o que eles poderiam doar para sua causa. Pegue o máximo de objetos que conseguir e os venda no mercado local. Garanta que todos saibam que o dinheiro levantado será utilizado para apoiar os projetos locais e eles com certeza vão buscar objetos com mais atenção.
  8. Abra mão: faça seus apoiadores “abrirem mão” de algumas coisas por um mês para doar para sua causa. Seja beber cerveja ou refrigerantes, fumar, comer doces ou quaisquer outros “luxos” que todos nós podemos viver sem por um mês e, com isso, doar o dinheiro economizado para sua organização.
  9. Apoio de empresas: companhias locais adoram ter o seu nome associado à uma causa positiva. Converse com eles e veja se consegue a doação para sua causa de um percentual pequeno da receita deles, por um dia ou uma semana. Pode não ser uma grande quantidade de dinheiro para a empresa, mas pode fazer uma grande diferença para sua organização.
  10. Show de talentos: todos nós temos um talento oculto, ou pelo menos podemos tentar algo! Arranje um palco e ofereça uma oportunidade para seus apoiadores cantarem, dançarem ou apresentarem o seu talento para uma plateia. Ande pela multidão pedindo doações após cada apresentação e irá se surpreender com a disposição das pessoas em contribuir para uma boa causa.
Autor: Robin Toal

Texto original: http://www.fundsforngos.org/latest-funds-for-ngos/community-fundraising-alternative-funding-proposals/

Texto e fonte: ABCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário