O Fundo Global de Justiça Criminal, financiado pelas Open Society Foundations, apoia o fortalecimento da sociedade civil na proteção de direitos de reús em uma realidade de detenções abusivas e dentro de um contexto de reforma jurídica para garantia dos direitos humanos.
O Fundo disponibiliza financiamento para campanhas nacionais que combinem o monitoramento, a defesa legal e a incidência política (advocacy) para promover debates sobre políticas públicas. O Fundo também apoia o esforço de união de organizações nacionais com parceiras regionais e internacionais para o desenvolvimento de centros de excelência, intercâmbio de melhores práticas e falhas no sistema penal.
O Fundo almeja atuar em:
Não há um prazo definido para envio de uma proposta de solicitação de financiamento, que pode ser feita a qualquer momento. Os pedidos, em inglês, devem ter de duas a três páginas, e se a avaliação for positiva a organização será convidada para apresentar uma proposta completa.
Mais informações sobre essa oportunidade e como enviar projetos para financiamento podem ser acessadas no site http://www.soros.org/grants/global-criminal-justice-fund?utm_source=feedburner&utm_medium=feed.
Organizações Não Governamentais (ONGs) podem enviar projetos para o edital da embaixada brasileira do Reino dos Países Baixos, que apoiará projetos na área de direitos humanos e responsabilidade social empresarial com recursos do seu Fundo de Direitos Humanos do Ministério do Exterior do Reino dos Países Baixos.
A Fundação grupo Boticário de Proteção à Natureza abriu inscrições para seu novo edital de apoio a projetos, que financiará iniciativas de organizações da sociedade civil que contribuam para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil. Não há valor mínimo ou máximo para as propostas a serem financiadas, mas o edital dispõe de cerca de 500 a 600 mil reais para distribuir entre os projetos
A Fundação Rockefeller está recebendo indicações do mundo inteiro para o seu Prêmio de Inovadores do Próximo Século (Next Century Innovators Awards). Podem ser apresentadas organizações da sociedade civil que atuem com as pessoas mais vulneráveis e pobres, de forma inovadora e promovendo o bem estar da humanidade. O prêmio é de até 100 mil dólares, quase 200 mil reais.
Além de estimular o envio de projetos voltados para a defesa de direitos, a CESE quer que os grupos apoiados busquem e assimilem novas estratégias para mobilização de recursos que possam contribuir para a sua auto sustentação financeira, incentivando a inovação e a criatividade desses grupos.