sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fundo para a Igualdade de Gênero da ONU


O Fundo para a Igualdade de Gênero da ONU lança novo edital para conceder subvenções a programas que promovam o empoderamento econômico ou político das mulheres.

Nesta edição, o Fundo receberá propostas de organizações da sociedade civil dirigidas por mulheres e com iniciativas inovadoras, de alto impacto e de interesse na promoção dos diretos das mulheres e da igualdade de gênero que ajudem a impulsionar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No âmbito do empoderamento econômico, o Fundo irá financiar iniciativas que incentivem a igualdade de oportunidades das mulheres para o acesso e controle de recursos econômicos, promova o empreendedorismo sustentável das mulheres, ofereça acesso ao trabalho digno e com igualdade de salários, e responsabilidade familiar compartilhada. Já no âmbito político, os projetos devem promover a liderança plena e efetiva das mulheres e participação política em todas as esferas da tomada de decisão e da vida, ou iniciativas para ajudar a projetar, executar e implementar leis e políticas de igualdade de gênero novas e já existentes.

O Fundo priorizará programas que: 1. Vinculem a implementação local a compromissos nacionais ou regionais de política e de reforma legal; 2. Tenham uma abordagem baseada nos direitos; 3. Estabeleçam parcerias estratégicas com agências governamentais, instituições públicas, instituições acadêmicas, setor privado, líderes religiosos e outros parceiros não tradicionais; e 4. Tenham a preocupação em engajar os grupos tradicionalmente excluídos de mulheres, como aquelas que vivem em áreas rurais, em condições de extrema pobreza, indígenas, minorias étnicas e religiosas, migrantes, trabalhadoras domésticas etc.

Terão destaque também as iniciativas que promovam a inovação e o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a igualdade de gênero; proponham alianças criativas e / ou sociais pioneiras e práticas políticas transformadoras; apresentem indicadores para acompanhar a execução dos ODS; demonstrem a sustentabilidade da iniciativa; assim como apresentem esforços para envolver homens e meninos como os principais interessados e atores influentes que podem ajudar a transformar os estereótipos e normas discriminatórias.

Nesta edição, os interessados poderão solicitar a subvenção de US$ 200.000 a 500.000 dólares para programas de dois ou três anos. Além dos recursos financeiros, todos os programas selecionados serão beneficiados com o acompanhamento e apoio técnico da ONU Mulheres e do Fundo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de abril pelo sistema on-line. Os materiais estão disponíveis em inglês, espanhol, francês, árabe e russo. Outras informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: fund.genderequality@unwomen.org.

Desde 2009, o Fundo já desembolsou cerca de US$ 56 milhões dólares para financiar 96 programas em 72 países.

Fonte: GIFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário