quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fundo das Nações Unidas para a Democracia recebe projetos

Organizações brasileiras da sociedade civil podem enviar propostas para a oitava rodada de financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), que recebe propostas do mundo todo para apoiar projetos que fortaleçam a sociedade civil, os direitos humanos e a democracia. O apoio financeiro neste ano varia entre 100 mil e 400 mil dólares por projeto, algo em torno de 220 mil a 880 mil reais, aproximadamente.
Propostas enviadas devem se enquadrar em uma das seis áreas prioritárias do financiamento: desenvolvimento comunitário, Estado de Direito e Direitos Humanos, ferramentas para a democratização, mídia, mulheres e juventude.

 Os projetos deverão ter duração de dois anos e devem ser enviados até o dia 31 de dezembro, também em inglês ou francês. A seleção pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia é feita de forma restrita, em duas fases, na qual apenas os projetos selecionados na primeira fase são convidados a apresentar uma proposta completa, que será avaliada na segunda fase.

A página com todas as informações desse edital está aqui.


Fonte: ABCR

Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014 esta aberto

A Eletrobras, empresa controlada pelo Governo Federal, publicou a edição 2014 do seu edital do Programa Cultural das Empresas Eletrobras, que este ano disponibilizará até R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais), a título de patrocínio, para projetos culturais de preservação e memória, de produção e de difusão cultural. Organizações da sociedade civil podem enviar propostas.

O Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014 é aberto a:
  • Pessoas jurídicas, cujo objeto social ou finalidade institucional compreenda atividades de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos – instituições, sociedades, cooperativas, fundações ou associações sob controle societário ou estatutário de brasileiros natos, naturalizados ou de estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos;
  • Pessoas físicas, que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos.
O proponente deve apresentar, caso não seja o próprio, o profissional responsável pelo projeto, que será seu interlocutor junto ao Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, explicitando a sua função em relação ao projeto.

O prazo de inscrição para o envio de propostas vai até 18 de dezembro, às 17 horas, e a divulgação dos resultados se dará até o dia 14 de fevereiro de 2014.
Todas as informações sobre essa oportunidade, incluindo edital completo, encontram-se acessíveis nesta página.

domingo, 10 de novembro de 2013

Prêmio Petrobras de Esporte Educacional

O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, uma iniciativa do Programa Petrobras Esporte & Cidadania em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), irá mapear, certificar, premiar e disseminar as experiências pedagógicas de Esporte Educacional em todo o Brasil.

O Prêmio busca fortalecer o Esporte Educacional reconhecendo e disseminando as diferentes experiências e troca de saberes não só entre os participantes, mas com todos aqueles interessados pelo tema, possibilitando que os preceitos do esporte educacional sejam difundidos e contribuam para o desenvolvimento humano integral.

As experiências serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes de diferentes setores e orientados por critérios de avaliação, considerando a metodologia proposta, resultados e potencial de reaplicação.

Podem participar do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional experiências pedagógicas desenvolvidas pelos atores sociais das seguintes categorias:Terceiro Setor – Colaboradores de instituições sem fins lucrativos e não vinculadas ao Estado, como ONG, OS, OSCIP e Institutos;

Universidades - Alunos e/ou Professores de entidades públicas ou privadas de ensino superior; Escolas Públicas - Professores da Educação Básica dos sistemas públicos de ensino.

Para maiores informações, consulte o Regulamento.

Premiação

Veja como a Premiação está dividida:
  • a) PREMIAÇÃO INDIVIDUAL

    Serão premiados os autores-líderes das experiências pedagógicas vencedoras em cada categoria, de acordo com o quadro a seguir: 

     
  •  b) PREMIAÇÃO INSTITUCIONAL Caso sua experiência pedagógica seja uma das vencedoras, a instituição indicada por você, no ato da inscrição, será premiada com equipamentos e materiais esportivos no valor de R$ 50.000,00, conforme Regulamento.

  • c) PREMIAÇÃO ESPECIAL
    A experiência pedagógica com a melhor avaliação de todas as categorias poderá ser premiada com um projeto apoiado pela PETROBRAS, para o desenvolvimento da tecnologia.


    Fonte: Petrobras

Fundo Global para Mulheres

Fundo Global para Mulheres investe em grupos de mulheres que avançar os direitos humanos de mulheres e meninas. Fortalece mulheres lideradas organizações sediadas fora dos Estados Unidos, fornecendo subsídios que variam de $ 500 a $ 30.000 para despesas operacionais e programas. 
O Fundo Global para Mulheres está comprometida em fornecer apoio aos grupos de mulheres em todo o mundo de uma forma justa e equitativa.  
Prioridades
Fundo Global para Mulheres renovou o seu modelo de doações para garantir maior clareza e transparência em relação à sua visão, a abordagem e as prioridades de doações regionais. Estas prioridades são destinados a alinhar com as tendências de direitos humanos das mulheres e necessidades para garantir que a doação crie outras iniciativas programáticas e de advocacia. 
Os critérios

Quem Fundo Global apoia

  • Grupos de mulheres trabalhando juntos.
  • Organizações que demonstram um compromisso claro com a igualdade das mulheres e dos direitos humanos das mulheres.
  • Organizações que são governados e dirigidos por mulheres.
  • Organizações com sede fora dos Estados Unidos.

Quem Fundo Global não apoiar

  • Indivíduos e Bolsas
  • Organizações que não têm foco das mulheres direitos humanos.
  • Organizações dirigido ou geridos por homens.
  • Organizações cujo único atividades são de geração de renda e / ou de caridade.
  • Organizações com base ou trabalhando principalmente nos Estados Unidos.
  • Organizações em o Norte propondo parcerias no Sul Global.
  • Entidades governamentais, partidos políticos ou campanhas eleitorais.

Ciclo de financiamento e prazos

Um ciclo:
  • Proposta de admissão: a partir de 15 de Setembro e fechando 15 de dezembro.
  • Aplicação processo de revisão e aprovação de concessão concluído em meados de maio.
  • Os candidatos notificação dos aprovados ou o declínio até o dia 31 de maio.
Mais informações aqui

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fundo das Nações Unidas pela Educação de Meninas recebe propostas para financiamento de projetos

Iniciativa das Nações Unidas pela Educação de Meninas (United Nations Girls’ Education Initiative - UNGEI) abriu inscrições para financiar, com recursos  do Fundo para Documentação de Boas Práticas na Educação de Meninas e de Equidade de Gênero, a documentação de estudos de casos de organizações da sociedade civil na educação de meninas e que atuem na questão de gênero.
O apoio financeiro, portanto, não é para um projeto em si, mas para que o mesmo possa ser sistematizado e compartilhado no mundo todo, demonstrando as inúmeras formas que as organizações atuam no tema e aprimorando a compreensão do que funciona e pode inspirar países e organizações.
Os projetos podem ser enviados em inglês ou francês até o dia 30 de novembro. Não observamos no edital, porém, um orçamento limite para a sistematização, mas o trabalho deve durar seis meses. Mais informações aqui.

Fonte: ABCR

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Seleção Nacional de Projetos Culturais 2013/2014 Oi Futura

Abertura do edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2013/2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de dezembro, às 17h, no site do Oi Futuro. O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais seguindo duas linhas distintas de seleção: uma nacional, contemplando iniciativas de todo o país, e outra voltada para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lançado edital para apoio financeiro a projetos que promovam direitos e a saúde reprodutiva e sexual

A Comissão Europeia para apoio ao desenvolvimento no mundo, a EuropeAid, publicou edital para apoio financeiro a projetos que promovam direitos e a saúde reprodutiva e sexual. Organizações brasileiras da sociedade civil podem enviar propostas, que serão apoiadas com valores entre 2 e 6 milhões de euros, ou 6 a 18 milhões de reais.

O edital faz parte da linha Investindo em Pessoas e tem como objetivo geral contribuir para a redução da pobreza e a melhoria na vida das pessoas nos países em desenvolvimento, por meio de uma melhor saúde reprodutiva e opções conscientes de planejamento familiar.

A data limite para envio das propostas, por e-mail, é dia 10 de dezembro. Elas podem ser elaboradas em português, porém o edital está disponível, nesta página, em apenas três idiomas: inglês, francês e espanhol.