segunda-feira, 25 de março de 2013

BID lança chamada para projetos da sociedade civil voltados para a inclusão social e redução da pobreza


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou sua segunda chamada de projetos de organizações da sociedade civil que apoiem atividades voltadas para a redução da pobreza, inclusão e desenvolvimento social na América Latina e no Caribe. 

A chamada é para projetos que apoiem o desenvolvimento de comunidades vulneráveis nos 26 países "membros mutuários" da região, por meio de soluções sustentáveis em temas de educação e proteção social, gênero e diversidade e desenvolvimento da comunidade rural.
A chamada disponibiliza um total de 5 milhões de dólares em financiamento, e os projetos podem solicitar entre 500 mil e 1 milhão de dólares (de 1 milhão a 2 milhões de reais). Projetos devem ser enviados até o dia 15 de maio, em inglês ou espanhol, através da página BID na internet.

terça-feira, 19 de março de 2013

Prêmio Caplow para Crianças concederá 1 milhão para o melhor projeto




Prêmio Caplow para Crianças, financiado pela organização americana Whole New World Foundation e criado pelo engenheiro e empreendedor social Ted Caplow, concederá 1 milhão de dólares (pouco menos de 2 milhões de reais) para a melhor proposta para a defesa da vida de crianças com menos de 5 anos.
Organizações de todo o mundo podem apresentar propostas, bem como pessoas físicas, e o processo de candidatura prevê uma primeira fase, onde o a proposta é apresentada de forma resumida, e uma segunda fase com o projeto completo, no qual serão convidados os mais bem avaliados da primeira fase.
Link: http://childrensprize.org/

Inscrições abertas para o edital convocatório de Instituições Formadoras para o A Cor da Cultura III


Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o 2ª edital convocatório de Instituições Formadoras para o A Cor da Cultura III, projeto desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, com o apoio da PETROBRAS, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – SEPPIR, do Ministério da Educação – MEC, do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro – CIDAN, da Fundação Cultural Palmares e da TV Globo.

A Cor da Cultura é um projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira e que tem como objetivo o apoio à implementação da Lei 10.639/03, realizando formação de educadores e professores de redes públicas de educação para uso do kit pedagógico A Cor da Cultura.

Mais informações: http://www.acordacultura.org.br

BNDES patrocinará a realização a Eventos - 2013

O BNDES patrocinará a realização de eventos alinhados à sua missão e capazes de:
  • valorizar a marca do BNDES;
  • divulgar sua atuação, produtos e serviços junto à sociedade; ou
  • contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.

Categorias

O BNDES apoiará iniciativas em duas categorias: 
  • Eventos culturais – projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros. 
  • Eventos técnicos – projetos com duração e local pré-estabelecidos, realizados com o fim de fomentar debates ou difundir conhecimentos junto a públicos de interesse do BNDES, em áreas diretamente ligadas à atuação ou aos temas transversais tratados pela instituição. São exemplos congressos, seminários, fóruns, feiras, entre outros. 
Link:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Patrocinio/Introducao/index.html

sexta-feira, 15 de março de 2013

Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013


A Fundação Nacional de Artes – Funarte vai conceder 14 bolsas, no valor de R$ 40 mil cada, para viabilizar projetos de criação e de pesquisa em artes visuais. A portaria que institui a Bolsa de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14 de março. Podem concorrer pessoas físicas – indivíduo ou representante de coletivo de artistas – atuantes na área. Não poderão participar proponentes contemplados na última edição do programa, em 2012.
As inscrições estão abertas até 29 de abril. Os interessados deverão preencher, datar e assinar o formulário de inscrição, disponível nesta página eletrônica da Funarte, e encaminhá-lo, obrigatoriamente na forma impressa, por via postal, para o Centro de Artes Visuais da Funarte. 
Informações: http://www.funarte.gov.br/edital/bolsa-funarte-de-estimulo-a-producao-em-artes-visuais-2013/

Edital de Jovens 2013 – Proteção de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo 2014



A Childhood Brasil e a OAK Foundation apresentam o Edital de Jovens 2013 – Proteção de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo 2014.
Se você acredita que a mobilização da sociedade é capaz de impedir que os direitos de nossas crianças e adolescentes sejam violados durante a Copa do Mundo no Brasil, venha conosco!
Serão selecionados nove projetos localizados nas 12 cidades-sede da Copa 2014 que envolvam o engajamento da sociedade por meio de ações de mobilização lideradas por jovens pela proteção da infância e adolescência com foco na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projetos elegíveis
• liderados por jovens
• de mobilização para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
• iniciativas articuladas com rede local de proteção
• ideias inovadoras e replicáveis
• que promovam o engajamento de jovens
• com orçamento de até R$ 40 mil e com execução que considere a Copa do Mundo 2014
• com potencial de viralização por meio de redes sociais e tecnologia
Quem pode se candidatar
O grupo de jovens precisa estar vinculado a uma organização social, que será responsável legal pelo projeto.
A organização deve:
• estar localizada em uma das cidades-sede
• ser legalmente constituída há 3 anos
• ter inscrição CNPJ e registro no Conselho Municipal e/ou Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
• ser não-governamental e sem fins lucrativos
• realizar suas ações conforme o ECA e marco legal da área
• cumprir leis trabalhistas vigentes e respeitar vínculos empregatícios
• dispor e enviar em tempo hábil os documentos necessários
Próximos passos
Consulte o EDITAL, preencha o FORMULÁRIO e envie para o e-mail edital@childhood.org.br até o dia 20 DE ABRIL DE 2013. Encaminhar também material institucional da organização, se disponível.
A Childhood Brasil entrará em contato com os projetos pré-aprovados para envio dos documentos para análise.
Os projetos aprovados serão comunicados por e-mail e formalizados por contrato. O repasse do recurso então é feito e inicia-se o processo de acompanhemento por equipe técnica da Childhood Brasil.
Cronograma
12/03 a 20/04Edital aberto para recebimento de projetos
MaioAnálise de projetos, recebimento de documentos 
institucionais e seleção final
14/junDivulgação dos selecionados
Junho e JulhoFormalização da parceria
AgostoRealização de encontro nacional com os
 projetos selecionados
11/03 a 20/04
Edital aberto para recebimento de projetos
Maio
Análise de projetos, recebimento de documentos institucionais e seleção final
14/jun
Divulgação dos selecionados
Junho e Julho
Formalização da parceria
Agosto
Realização de encontro nacional com os projetos selecionados

EDITAL VIRADA SUSTENTÁVEL 2013

Com o objetivo de fortalecer sua característica coparticipativa e de agregar diferentes visões sobre o tema, a Virada Sustentável abre edital, de 20 de fevereiro a 01 de abril, direcionado a artistas de diferentes modalidades, oficineiros, palestrantes, escolas, organizações e instituições que tenham interesse em integrar o evento no ano de 2013.Cada proponente 
pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa responsável.

Fundo Internacional para a Promoção da Cultura da UNESCO

O FIPC (Fundo Internacional para a Promoção da Cultura)  lança uma chamada a candidaturas para projetos artísticos e criativos. A prioridade será concedida a jovens artistas (de 18 a 30 anos) ou projetos que beneficiem os jovens.

Link:http://observatoriodadiversidade.org.br/site/fundo-internacional-para-a-promocao-da-cultura-da-unesco/

segunda-feira, 11 de março de 2013

Governo dos Estados Unidos financia projetos que promovam garantia de direitos


Organizações que atuam com questões relativas ao direito à terra podem enviar propostas para a chamada do Departamento de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, da Secretaria de Estado do Governo norte-americano. Os projetos devem levar em conta a implementação dos “Princípios da ONU para as Empresas e os Direitos Humanos” e fortalecer a capacidade da sociedade civil, e o orçamento total disponível é de 500 mil dólares (quase um milhão de reais).
A duração sugerida dos projetos é de 18 meses e são esperadas propostas que busquem desenvolver atividades-piloto em pelo menos dois países dentro de uma mesma região.
Todos os financiamentos do Governo dos Estados Unidos precisam ser feitos a partir da página www.grants.gov e às organizações interessadas que ainda não efetuaram o seu cadastro nessa página é recomendado que o mesmo seja feito antecipadamente, em virtude do tempo necessário para liberação do registro.
O prazo para envio das propostas é dia 29 de março, em inglês  http://www.state.gov/j/drl/p/205017.htm
Fonte: ABCR

sexta-feira, 8 de março de 2013

Secretaria de Políticas para as Mulheres lança editais


A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) publicou, no início de março, dois editais para receber projetos que órgãos públicos e de instituições sem fins lucrativos. As propostas podem variar de 300 mil a 500 mil reais e ter prazo de execução entre 18 (dezoito) e 24 (vinte e quatro) meses, mas as instituições, segundo os editais, têm condições diferente.
O primeiro edital (01/2013) oferece financiamento para projetos que incentivem o trabalho e a autonomia econômica das mulheres, conforme o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Foca em ações para a inclusão e a permanência no mercado de trabalho, a exemplo de: formação e capacitação de profissionais que atuem nas áreas de igualdade e autonomia; estímulo ao empreendedorismo das mulheres; produção e divulgação de informações, estudos, pesquisas e conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho; e apoio a iniciativas que visem a promoção da igualdade entre homens e mulheres no esporte.
Já o segundo edital (02/2013) financiará projetos relacionados ao direitos das mulheres. São destacados: apoio à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o fortalecimento da participação de mulheres nos espaços de poder e decisão e estímulo à criação e fortalecimento dos organismos de promoção e defesa dos direitos das mulheres. A diversidade está incorporada para atender grupos LGBT (lésbicas, bissexuais e transexuais), mulheres negras, indígenas, deficientes, jovens, idosas, do campo, da floresta e de comunidades tradicionais. Estão contempladas iniciativas de referência ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, gênero nas políticas educacionais e culturais e de formação de profissionais da educação.
O prazo para envio das propostas nos dois editais é dia 15 de abril, e deve-se utilizar o SICONV para isso.
Ambos os editais estão disponíveis nesta página.
Fonte deste texto: Secretaria Nacional de Juventude.

FRIDA lança novo edital para apoio a projetos de grupos feministas


O FRIDA - Fundo Jovens Feministas - iniciativa que patrocina e reforça a participação e liderança de jovens ativistas feministas em todo o mundo, abriu sua segunda chamada de apoio a grupos feministas novos e liderados por mulheres e jovens transgêneros que tenham menos de 30 anos de idade. As candidaturas serão recebidas até o dia 26 de março e até 16 projetos de todo o mundo serão apoiados.
Podem se candidatar grupos formados, ou liderados por mulheres ou jovens transexuais, que tenham como compromisso promover e proteger os direitos das mulheres a partir de uma perspectiva feminista, melhorando a vida das mulheres e dos jovens transexuais em local, nacional, regional ou internacionalmente. O grupo deve ter sido formado entre 2009 e 2013.
O valor do apoio é de cinco mil dólares, cerca de pouco menos de dez mil reais, para um período de apoio de até 12 meses, podendo ser renovado. As propostas podem ser enviadas em inglês, francês, espanhol, árabe ou russo, mas infelizmente não em português. Para acessar diretamente a página da oportunidade, clique aqui.

Fonte: ABCR

quarta-feira, 6 de março de 2013

Greenvolved recebe propostas em pré-seleção para financiamento ambiental



A start-up americana Greenvolved está recebendo propostas de projetos de organizações que atuem com meio ambiente e que proporcionem benefícios claros e diretos para a população. O financiamento varia de 75 mil a 500 mil dólares, 140 mil a 950 mil reais, aproximadamente.
Podem ser enviados dois tipos de projeto, de fase única ou múltipla fase de implementação, e devem estar relacionados às áreas de habitats naturais, vida selvagem, recursos naturais, energia, educação e poluição.
Os projetos que forem aprovados na primeira etapa de seleção serão convidados a enviar uma proposta mais completa e detalhada. O prazo para envio das propostas é dia 14 de março, e elas devem ser apresentadas em inglês.
A página da empresa, com o edital para esta oportunidade, encontra-se aqui.

Fonte deste texto: ABCR

sexta-feira, 1 de março de 2013

Aberta a convocatória do Fundo de Apoio para Jovens Feministas


O fundo FRIDA faz sua segunda chamada de apoio a grupos feministas liderados por mulheres e jovens transgêneros com menos de 30 anos de idade. As candidaturas serão recebidas até o dia 26 de março. O FRIDA é uma iniciativa que patrocina e reforça a participação e liderança de jovens ativistas feministas em todo o mundo.
Podem se candidatar grupos formados ou liderados por mulheres ou jovens transexuais (com menos de 30 anos) com o compromisso de promover e proteger os direitos das mulheres a partir de uma perspectiva feminista e melhorar a vida das mulheres e dos jovens transexuais em nível local, nacional, regional ou internacional.
Serão aceitas as inscrições de grupos, redes ou coletivos do Sul Global e grupos fundados nos últimos cinco anos (ou seja, se o grupo foi criado entre 2009 e 2013). A prioridade será dada a pequenos grupos, redes ou coletivos de base comunitária, com acesso limitado ou nenhum financiamento de grandes doadores; grupos, redes ou grupos de trabalho sobre as questões emergentes que ainda não tenham recebido financiamento; grupos, redes ou coletivos localizados em áreas remotas e marginalizadas; grupos, redes ou coletivos integrados por diversos membros e/ou socialmente marginalizados (mulheres jovens, especialmente as refugiados, de etnia, nacional, pobres, lésbicas, bissexuais, mulheres transexuais que vivem com HIV/AIDS, trabalhadoras do sexo, mulheres com deficiência, e mulheres que vivem em áreas de conflito armado).
O valor do apoio é de U$ 5000,00 para um período de até 12 meses, com possibilidade de renovação.

Abertas as inscrições para o Prêmio Neide Castanha

Estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes até o dia 5 de abril por meio do formulário disponível no edital ou no blog do prêmio. Para concorrer, os participantes devem ser personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos Direitos de meninos e meninas, em especial dos Direitos Sexuais, nas seguintes categorias: Boas Práticas; Produção de Conhecimento; Cidadania; Protagonismo de Crianças; e Adolescentes e Responsabilidade.

O reconhecimento será concedido aos vencedores durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

http://premioneidecastanha.blogspot.com.br/