quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Voltar RAPS abre processo seletivo para Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) – organização sem fins lucrativos, de natureza apartidária e com pluralidade ideológica – está com inscrições abertas para o processo seletivo da Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente para participar dos projetos ‘Líderes RAPS’, ‘Empreendedores Cívicos’ ou ‘Jovem RAPS’. No primeiro, o objetivo é ampliar o número de políticos com mandato comprometidos com os valores e princípios da ética e da sustentabilidade.

Já o ‘Empreendedores Cívicos’ busca potencializar a participação da sociedade na vida política do país por meio do engajamento nos temas da política e do controle social.Por fim, no ‘Jovem RAPS’, o foco é estimular a participação da juventude nas experiências de práticas cidadãs, fomentando o surgimento de novos protagonistas na vida pública.

A partir de março de 2014, os selecionados para os projetos receberão formação e capacitação gratuitas em cursos, palestras, seminários e eventos com os melhores consultores e cientistas políticos do Brasil e do exterior. As inscrições devem ser feitas até 12 de janeiro, a partir de um formulário específico, disponível no site do programa.

Fonte: GIFE

Festival Cine PE recebe inscrições para edição de 2014

A 18ª edição do Festival Cine PE, que acontece entre os dias 26 de abril e 3 de maio de 2014 no Centro de Convenções Pernambuco, em Olinda (PE), encontra-se com inscrições abertas para a mostra competitiva de curtas-metragens e longas. Nesta edição, o festival traz uma novidade: filmes internacionais também podem participar da competição.
 
Para a inscrição, serão aceitos filmes de curta e longa-metrgem nos formatos 35mm e digital até o dia 31 de janeiro de 2014. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site. Os responsáveis pelas obras inscritas devem preencher o formulário online e, em seguida, enviar o material para o endereço da produção do festival.    
 
A premiação será dividida em quatro categorias: Mostra Pernambuco de Curtas, que aceita filmes de ficção, animação e documentário produzidos no estado de Pernambuco, concorrendo aos prêmios de melhor filme e melhor direção; Mostra Nacional de Curtas, válida para obras audiovisuais produzidas em todo o território nacional, que premiará seus melhores em dez categorias, dentre elas melhor filme, melhor direção, melhor fotografia, melhor ator e melhor atriz; Mostra de Longas-metragens de Documentário, aberta a documentários de qualquer nacionalidade; e a Mostra Internacional de Recife, aberta a longas-metragens, também competitiva.
 
Para mais informações acesse o site oficial do Cine PE e leia o regulamento.

fonte: Ancine

Financiamento para propostas de promoção e reforço do Estado de Direito

O Desafio Justiça Mundial, uma competição promovida pelo "Projeto para Justiça Mundial" (World Justice Project), está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que proponham ações que garantam o avanço do Estado de Direito junto à população. O financiamento é de 15 mil a 25 mil dólares, cerca de 34 mil a 57 mil reais.

O prazo para envio das propostas, que devem estar em inglês, é dia 15 de janeiro, e iniciativas no Brasil já foram contempladas.Todas as informações dessa oportunidade podem ser encontradas nesta página.

fonte: ABCR

Financiamento canadense de proteção à primeira infância

Organizações brasileiras podem enviar propostas para o Saving Brains (Salvando Cérebros) um programa do Grand Challenges Canada, organização cujo objetivo é financiar ideias inovadoras que promovam boas condições para o desenvolvimento das crianças durante os primeiros mil dias de vida. O apoio financeiro será de até 250 mil dólares canadenses, em torno de 540 mil reais.


Os projetos apoiados devem ser ideias inovadoras de produtos, serviços, políticas públicas e modelos de implementação que protejam e promovam o desenvolvimento da primeira infância de forma sustentável.


Projetos podem ser enviados até o dia 16 de janeiro de 2014, em inglês, e a página com informações completas dessa iniciativa está aqui.

Fonte: ABCR

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

10 erros em escrever propostas para editais que podem te custar o financiamento

Escrever boas propostas para editais de financiamento de projetos é uma arte que muitos profissionais de captação buscam alcançar. 

10 erros em escrever propostas para editais que podem te custar o financiamento

Tem milhões, ou até bilhões de reais em jogo. Você vai querer sua parte?
A verdade é que esse dinheiro pode todo ser seu... se a proposta apresentada para o edital estiver correta.
Jessica Brown atua em uma organização americana. Ela foi envolvida no mundo da elaboração de propostas e rapidamente entendeu o processo. Pelo caminho, ela aprendeu muito. Veja alguns dos conselhos de Brown a respeito dos erros que você nunca deve cometer ao escrever para um edital.

1º Erro: enviando um projeto para um financiamento que não seja parte dos seus objetivos
Não se inscreva em um GRANDE financiamento só porque parece ótimo. Se candidate para financiamentos que sejam gerenciáveis e atendam às necessidades da sua organização. Como uma regra geral, Brown sugere nunca pedir um financiamento cujo valor seja equivalente a mais da metade do orçamento da sua organização.

2° erro: deixando os voluntários administrar grandes financiamentos sem dar a eles detalhes suficientes
Não deixe voluntários administrar os grandes financiamentos a menos que você esteja disposto a dar a eles todos os detalhes sobre sua organização e situação financeira. Se você vai confiar a um voluntário com esse tipo de informação, certifique-se que eles são confiáveis e responsáveis. Não ter o recurso humano não é uma desculpa para confiar em qualquer pessoa com uma tarefa tão grande.

3° erro: escrever uma proposta que não seja personalizada
Sempre, sempre escreva sua proposta a uma pessoa específica com quem você tenha falado por telefone ou pessoalmente. Isso aumenta exponencialmente suas chances de receber o dinheiro.

4° erro: esquecer de agradecer após a interação
Não estamos falando sobre enviar um agradecimento após receber o financiamento. Um "obrigado" deve ser enviado após cada convrsa com um potencial financiador (incluindo se forem do governo). Cartas manuscritas são preferíveis, mas mesmo um e-mail pode dar um bom resultado.

5° erro: esquecer de incluir a missão da organização no projeto
A descrição do projeto é totalmente sobre a razão de ser da sua organização. Portanto, não deixe de fora algo tão importante como a missão. Faça uma defesa da sua missão da qual possa se orgulhar.

6° erro: não compartilhar seus recursos de elaboração de propostas com outras organizações locais
Você nunca sabe quando eles vão devolver o favor ou que tipos de parcerias podem surgir disso.

7° erro: ficar tão confortável na sua posição que pare de aprender
Busque oportunidades de desenvolvimento profissional. Você escreve projetos, e escritores devem estar sempre aprimorando suas abilidades. Qualquer coisa e tudo que possa te ajudar a escrever e continuar avançando... aproveite!

8° erro: Não ter retorno (feedback) do seu Conselho
Claro, você pode não querer incomodar os membros do Conselho. Mas essa é a atitude errada quando se trata de escrever para editais. Deixe um membro do Conselho (ou dois) ler sua proposta, porque eles podem observar algo que você esqueceu. Ou, eles podem ter uma conexão pessoal com o potencial financiador. Você nunca sabe até pedir.

9° Erro: descartando registros que poderiam ajudá-lo no futuro
Não se esqueça de manter registros de suas propostas, assim você não tem que reinventar a roda quando outro edital abrir. Você ainda vai agradecer a Brown por este conselho. Nós prometemos.

10° erro: tentar fazer tudo por conta própria desde o início.
Não vá seco para o processo de escrever uma proposta. Se você é iniciante, tente escrever uma proposta com quem estava na posição antes de você, para pegar o "jeito da coisa". Tentar fazer tudo por conta própria pode parecer a coisa certa a fazer, mas todos nós precisamos de um pouco de ajuda (ou muita dela).

Bônus - Antes de iniciar, garanta que você saiba quando é o momento certo de começar a escrever propostas para editais.
Que aprendizado e erros a sua organização teve ao escrever para um edital?
Autora: Lyndsey Hrabik

Fonte e tradução: ABCR

Edital 2014 BrazilFoundation

Pelo décimo segundo ano consecutivo a BrazilFoundation lança a Seleção Anual de Projetos 2014, que apoiará iniciativas de pequenas e médias organizações da sociedade civil. 

SERÁ OFERECIDO APOIO DE ATÉ 40 MIL REAIS POR UM ANO para Organizações que desenvolvam projetos nas áreas de
Educação; Direitos Humanos; Desenvolvimento Socioeconômico e Participação Cidadã.
Poderão ser apoiadas organizações cujos projetos e programas atuem nas seguintes áreas e linhas temáticas:

Educação
  • Qualificação profissional: formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.
  • Promoção do acesso ao ensino superior e técnico: preparação para o ingresso em instituições de ensino superior e técnico.
  • Qualificação de Professores: ações voltadas para a formação continuada de professores.
  • Educação e saúde: educação para promoção da saúde e diminuição de comportamentos de risco; orientação em temas relacionados à sexualidade e a direitos reprodutivos;
Direitos Humanos
  • Promoção de Direitos Humanos: combate a todas as formas de discriminação e preconceito.
  • Assistência a vítimas de violações dos Direitos Humanos e acesso à justiça: atendimento e encaminhamento às instituições jurídicas em casos de violação de direitos.
Desenvolvimento Socioeconômico e Participação Cidadã
  • Fortalecimento comunitário: Formação de lideranças, estímulo à atuação cidadã e direito dos cidadãos.
  • Geração de Trabalho e Renda: inserção de grupos ou indivíduos em atividades produtivas.
  • Cultura para o Desenvolvimento Social: Projetos que contribuam para promover o desenvolvimento humano e o capital social por meio de atividades culturais.
  • Negócios sociais - Modelos de negócio (produtos ou serviços) economicamente viáveis, com objetivos sociais, éticos e ambientais cujas atividades podem estar orientadas para:
  • Oferecer soluções para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;
  • Atender necessidades básicas como acesso à educação, saúde, habitação, oferecendo serviços de alta qualidade e baixo custo;
  • Incluir pessoas ou grupos marginalizados na cadeia de valor, como fornecedores ou produtores;
  • Contribuir para subsidiar atividades de organizações sem fins lucrativos.
A seleção de projetos será realizada em duas rodadas, sendo que na primeira fase será necessário enviar apenas o projeto e a planilha de solicitação de recursos. Na segunda rodada serão analisados os documentos da organização.

Somente podem ser enviados um projeto por organização e o prazo para inscrições é dia 24 de janeiro de 2014. Informações completas podem ser encontradas neste link.

Fonte: BrazilFoundation

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Governo da Holanda apoia projetos de Direitos Humanos

O Ministério de Relações Exteriores, e o Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação para o Desenvolvimento do Governo da Holanda estão com um edital aberto para apoio a pequenos projetos na área de Direitos Humanos. São 1 milhão e 200 mil euros disponíveis, quase três milhões e quinhentos mil reais.

Os projetos apresentados devem abordar pelo menos dois países ao mesmo tempo, sempre na área de Direitos Humanos, e o financiamento máximo é de 499 mil euros, um pouco menos de 1 milhão e meio de reais.

Propostas podem ser enviadas até o dia 31 de dezembro e o edital, ainda que curto, demanda uma leitura bastante atenciosa. Ele pode ser baixado clicando neste link.
 
Fonte: ABCR

Fundo Brasil de Direitos Humanos 2014

Está aberta a edição de 2014 do edital anual do Fundo Brasil de Direitos Humanos, que tem como objetivo financiar projetos que combatam a violência institucional e a discriminação no país. O Fundo apoiará, com recursos entre 20 mil e 40 mil reais, projetos de organizações cujo orçamento anual não superem os 700 mil reais.
  
A seleção de projetos em 2014

Em 2014, o Fundo Brasil de Direitos Humanos irá doar até R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) para apoio a projetos. A Fundação prioriza o apoio a projetos institucionais, mas poderá oferecer bolsas individuais, desde que as propostas apresentadas por indivíduos atendam aos mesmos requisitos deste edital.

Os projetos devem ser enviados até o dia 21 de fevereiro de 2014. Todas as informações estão disponíveis aqui.