quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Fundo Global de Justiça Criminal


Fundo Global de Justiça Criminal, financiado pelas Open Society Foundations, apoia o fortalecimento da sociedade civil na proteção de direitos de reús em uma realidade de detenções abusivas e dentro de um contexto de reforma jurídica para garantia dos direitos humanos.
O Fundo disponibiliza financiamento para campanhas nacionais que combinem o monitoramento, a defesa legal e a incidência política (advocacy) para promover debates sobre políticas públicas. O Fundo também apoia o esforço de união de organizações nacionais com parceiras regionais e internacionais para o desenvolvimento de centros de excelência, intercâmbio de melhores práticas e falhas no sistema penal.
O Fundo almeja atuar em:
  • Compreender o escopo do problema;
  • Garantir acesso à justiça;
  • Trabalhando pela Reforma;
  • Criando vínculos para debates regionais e internacionais.
Não há um prazo definido para envio de uma proposta de solicitação de financiamento, que pode ser feita a qualquer momento. Os pedidos, em inglês, devem ter de duas a três páginas, e se a avaliação for positiva a organização será convidada para apresentar uma proposta completa.
Mais informações sobre essa oportunidade e como enviar projetos para financiamento podem ser acessadas no site http://www.soros.org/grants/global-criminal-justice-fund?utm_source=feedburner&utm_medium=feed.

Fundo de Direitos Humanos do Ministério do Exterior do Reino dos Países Baixos.


Organizações Não Governamentais (ONGs) podem enviar projetos para o edital da embaixada brasileira do Reino dos Países Baixos, que apoiará projetos na área de direitos humanos e responsabilidade social empresarial com recursos do seu Fundo de Direitos Humanos do Ministério do Exterior do Reino dos Países Baixos.
O Fundo destina-se a apoiar propostas na área dos direitos humanos, especialmente no campo da responsabilidade social empresarial (RSE), e financiará "ações concordantes com a filosofia e estratégia neerlandesa de direitos humanos, no intuito de promover", segundo o edital:
  • Normas de trabalho fundadas nas normas da Organização Internacional de Trabalho(OIT) e condições justas de concorrência;
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
  • Fortalecimento do papel/posição dos defensores de direitos humanos
  • Liberdade de expressão, de imprensa, dos meios de comunicação e da liberdade na Internet;
  • Luta em favor dos direitos da mulher, da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), das minorias e comunidades indígenas e direitos de outros grupos vulneráveis;
Não há menção no edital sobre o valor total do financiamento realizado pela Embaixada, porém o apoio será de no máximo 80% do valor total do projeto apresentado, sendo necessária contrapartida de 20% da organização que vier a ser apoiada.
O prazo para envio das propostas é dia 29 de março e o edital, que está em português, pode ser baixado neste link. Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com a Embaixada no contato que consta no documento.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Inscrições abertas para Edital de Apoio a Projetos da Fundação Boticário


A Fundação grupo Boticário de Proteção à Natureza abriu inscrições para seu novo edital de apoio a projetos, que financiará iniciativas de organizações da sociedade civil que contribuam para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil. Não há valor mínimo ou máximo para as propostas a serem financiadas, mas o edital dispõe de cerca de 500 a 600 mil reais para distribuir entre os projetos
Segundo o edital, são seis as linhas temáticas para recebimento de projetos: ações e pesquisa para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para a criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.
Inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março e todas as informações podem ser encontradas  http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/PT-BR/Paginas/novidades/detalhe/default.aspx?idNovidade=485

A Fundação Rockefeller está recebendo indicações do mundo inteiro para o seu Prêmio de Inovadores do Próximo Século (Next Century Innovators Awards). Podem ser apresentadas organizações da sociedade civil que atuem com as pessoas mais vulneráveis e pobres, de forma inovadora e promovendo o bem estar da humanidade. O prêmio é de até 100 mil dólares, quase 200 mil reais.
As organizações indicadas devem estar aplicando a inovação em um formato diferente, e a Fundação Rockefeller entende "inovação" como uma quebra de práticas anteriores que ocorre quando distintos pontos de vista são combinados ou imaginados de novas maneiras, ou quando um novo caminho é criado para resolver problemas sociais intrincados. Pessoas físicas também podem ser indicadas.
Toda a candidatura deve ser realizada em inglês, diretamente no site da Fundação, que está acessível clicando aqui. O prazo para indicação é dia 28 de fevereiro.

UNCCD recebe propostas para edição 2013 do Prêmio Terra para a Vida

A Convenção das Nações Unidas para Combater a Diversificação (UNCCD) está com as inscrições abertas para receber indicações de organizações da sociedade civil para a edição 2013 do seu Prêmio Terra para a Vida, que distribuirá um total de 100 mil dólares (quase 200 mil reais) para os escolhidos.

O objetivo desta premiação é reconhecer a excelência em gestão sustentável da terra, ampliar a conscientização das pessoas em relação aos benefícios globais da geração e preservação do solo e dar visibilidade aos vencedores para ampliarem o seu trabalho.

A chamada do Prêmio está publicada em vários idiomas, dentre os quais inglês, francês e espanhol, mas infelizmente não em português. Propostas podem ser enviadas até o dia 15 de março.
http://www.unccd.int/en/programmes/Event-and-campaigns/LandForLife/Pages/default.aspx

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fundação Grupo Boticário abre edital de Apoio a Projetos


Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Podem concorrer ao financiamento projetos que contribuam para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil e que sejam realizados por instituições sem fins lucrativos, como organizações não governamentais ou fundações ligadas a universidades.

O Edital de Apoio a Projetos é direcionado a todas as regiões do Brasil e tem seis linhas temáticas: ações e pesquisa para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para a criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.

Não há valores mínimos ou máximos para as propostas enviadas aos editais, porém, nos últimos anos, o valor destinado a cada chamada do Edital de Apoio a Projetos variou entre R$ 500 mil e R$ 600 mil, sendo que são aprovadas, em média, 20 propostas até 31 de março.

Informações:http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/PT-BR/Paginas/o-que-fazemos/editais/default.aspx

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Edital de financiamento para projetos sociais e ambientais



A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) lança sua chamada anual de projetos Mobilizando Recursos Locais, a fim de contribuir para a sustentabilidade de organizações populares no Brasil.
 
altAlém de estimular o envio de projetos voltados para a defesa de direitos, a CESE quer que os grupos apoiados busquem e assimilem novas estratégias para mobilização de recursos que possam contribuir para a sua auto sustentação financeira, incentivando a inovação e a criatividade desses grupos.
 
A Chamada faz parte do Programa Ação para Crianças, que prioriza iniciativas que tenham crianças, adolescentes e/ou jovens como beneficiários diretos ou indiretos. Entretanto, este ano a CESE amplia o escopo da chamada e recebe propostas de organizações populares e movimentos sociais de todo o país que se comprometam a mobilizar metade dos recursos financeiros que necessitam para realizar a ação proposta.
 
A CESE apoiará o esforço da organização e dobrará o valor mobilizado, contribuindo para viabilizar a realização do projeto. Consideramos ações de mobilização atividades como bingo, rifa, festival, bazar, venda de comidas, doações de indivíduos e empresas, entre outros.
 
Serão apoiados projetos que contribuam para a melhoria de qualidade de vida, especialmente aqueles voltados para combate à violência, geração de renda, preservação ambiental, educação, cultura, lazer, saúde, segurança alimentar e nutricional, acesso à água, habitação e meio ambiente.
 
Edital completo:
http://www.cese.org.br/site/wp-content/uploads/texto-modelo-timbrado.pdf